Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

A radiação ultravioleta A é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, causando manchas e rugas.

Previna-se, use protetor solar!


Como escolher o protetor solar adequado?

    A escolha do protetor solar deve ser feita levando-se em conta a cor da pele (fototipo), o tipo de pele (oleosa ou seca) e o tipo de exposição solar. O fototipo da pele é classificado de acordo com a tabela abaixo:
Fototipos da pele, reação à exposição ao sol
I     Extremamente sensível     Sempre se queimam e nunca se bronzeiam
II    Muito Sensível     Sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam
III    Sensível     Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente
IV    Pouco sensível     Queimam-se muito pouco, bronzeiam-se bastante
V    Resistente     Raramente se queimam, bronzeiam-se muito
VI    Muito Resistente     Nunca se queimam, profundamente pigmentados
Peles mais sensíveis ao sol necessitam de filtros solares de FPS mais alto. Exposições solares intensas e prolongadas pedem por filtros solares com fator de proteção mais alto e de amplo espectro. Nas atividades aquáticas ou atividades esportivas onde ocorra sudorese excessiva, o protetor solar deve ser resistente a água. Peles oleosas devem optar por protetores em gel ou fluidos.
O rosto tende a ficar exposto sempre e deve receber um cuidado especial. Existem diversos protetores solares feitos especialmente para o rosto, tanto para peles secas, quanto para peles oleosas.

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?

     Não. Esta é uma idéia errada. Primeiramente o FPS é calculado em laboratório, na vida real um FPS de 15 pode não proteger da forma que o faz em laboratório. Além disso, o tempo em que o filtro solar continua a absorver raios UV será tanto maior quanto maior for o FPS, diminuindo a freqüência da reaplicação.  

Entendendo o rótulo dos protetores solares?

  • Resistente à água: O protetor solar continua efetivo após imersão por 40 minutos. Na avaliação feita em laboratório a pessoa seca ao vento, sem uso de toalhas que poderiam remover o protetor. Logo, quando se enxugar após entrar na água, reaplique o protetor solar.
  •  Muito resistente à água: O protetor solar continua efetivo após imersão por 80 minutos.
  •  Livre de PABA ou "PABA Free": filtros que não contém a substância PABA, que pode causar alergias.
  • Livre de óleo ou "oil free": filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias.

Protetores solares realmente protegem de câncer de pele? 

    Existe ainda alguma controvérsia quanto ao tema. Existem estudos mostrando que usuários de protetor solar teriam uma incidência maior de melanoma que não usuários. Uma possível explicação seria o fato de protetores mais antigos não protegerem para radiação UVA e esta radiação estar relacionada ao aparecimento de melanoma. Outra explicação seria o fato de uma pessoa usando protetor solar se expor por tempo mais prolongado ao sol, aumentando assim o risco de desenvolver câncer. Existem diversos estudos mostrando redução do número de lesões pré-malignas como queratoses actínicas, e mesmo redução no aparecimento de câncer de pele por usuários de protetor solar. O consenso atual entre os especialistas é que se deve usar protetor solar, contanto que esta não seja a única medida de prevenção.O uso do protetor solar deve ser associado ao uso de roupas adequadas, chapéus e bonés e ainda evitar a exposição solar.

Uso de roupas ajuda a proteger do sol? 

    As roupas ajudam na proteção ao sol. Para a prática de esportes ao ar livre, para situações que dificultem a reaplicação do filtro solar ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol. A proteção conferida pela roupa depende do tipo de tecido e do fato de estar seco ou molhado. Os tecidos de algodão, mais leves, oferecem proteção menor. Já os sintético, como a lycra dão maior proteção. Veja os fatores de proteção das roupas abaixo:
 Tecidos FPS
 Camiseta molhada 11
Camiseta seca  16
 Lycra molhada 24
 Lycra seca 35

Proteção Solar - Dicas:

  •     Use sempre um protetor solar FPS mínimo de 15 e de amplo espectro.
  •     O protetor solar deve ser aplicado antes da exposição solar (quanto tempo antes varia de acordo com a marca de protetor solar e deve estar assinalado no rótulo) e reaplicado a cada 2 a 4 horas de exposição contínua ou após transpiração excessiva. No caso de atividades aquáticas utilize protetor resistente à água. Não economize na quantidade: uma camada muito fina de fotoprotetor não é suficiente para uma fotoproteção adequada.
  •     Não se esqueça de proteger as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés e onde o cabelo é rarefeito.
  •     Uso de bonés, viseiras ou chapéus, que promovem uma barreira física aos raios solares, de preferência com tecidos que também conferem proteção solar.
  •     Utilize óculos com filtros UV nas atividades ao ar livre.
  •     Procure evitar a exposição solar entre 10:00 e 16:00, quando a radiação ultravioleta B é mais intensa.
  •     Crianças acima dos 6 meses devem usar protetor solar, abaixo dos 6 meses devem evitar a exposição solar.
  •     Crianças devem sempre usar protetores livres de PABA (ácido paraaminobenzóico), já que esta substância está relacionada a aparecimento de reações alérgicas na  pele.  .
  •     A sombra ensina quando não tomar sol: Próximo ao meio dia nossa sombra fica menor do que o tamanho de nosso corpo é o horário da sombra curta. É quando devemos evitar o sol. Quando nossa sombra está maior do que nosso corpo, podemos ficar ao sol, mas com protetores solares. É o horário da sombra longa.
  •    Fique atento aos índices UV.
  •     Pratique o autoexame, esteja atento a qualquer alteração na sua pele, principalmente manchas escuras, pintas novas ou que se modificam, ou ainda lesões avermelhadas, que não desaparecem.
  •    Procure um dermatologista para uma avaliação especializada regularmente.
Fonte: cancerdepele.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário