Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dúvidas e Curiosidades sobre o câncer de mama

A cada dia, oito novos casos de câncer de mama são registrados na Bahia.



Os dados são do Instituto Nacional o Câncer. A estimativa é que 2.930 mulheres desenvolvam câncer de mama na Bahia, sendo 650 somente em Salvador.

No ano passado, foram 2.100 registros da doença. É o tipo de câncer com a terceira maior incidência no estado. Mesmo sendo um câncer que acomete uma grande parcela da população feminina, as dúvidas ainda são muito frequentes. Por isso, preparamos algumas perguntas para que a mastologista Ana Cláudia Imbassay nos ajude a esclarecer um pouco mais sobre esse assunto.

1. Em uma família com histórico de câncer de mama, é indicado para as mulheres além do acompanhamento ginecológico, também o do mastologista?
Sim, pois trata-se de uma família com risco aumentado para desenvolver câncer de mama.

2. Mulheres que não tem histórico familiar podem ficar despreocupadas?
Não. O principal fator de risco para câncer de mama é a idade. O histórico familiar responde por 10 a 15% dos casos de câncer de mama, e a hereditariedade ( casos de mães ou avós) por 5 a 6%.

3. Existe alguma contra indicação para quem faz reposição hormonal? Quais os riscos?
Não está contra indicado por até cinco anos em mulheres sem risco aumentado para desenvolver câncer de mama. Mas, o tempo de exposição prolongado e o tipo da reposição como a associação de estrógeno e progesterona, aumentam o risco para desenvolver a doença. Está contra indicado para mulheres portadoras de neoplasia mobilar, carcinoma ou hiperplasia atípica, com história pessoal de câncer de mama e com história familiar em parentes de primeiro grau, ou que envolvam três casos na família.

4. As mulheres que amamentaram tem menor risco de adquirir câncer de mama?
A amamentação é um fator protetor e deve ser estimulada, mas assim como os outros fatores, não isenta da possibilidade de aparecer a doença.

5. Uma mama maior do que a outra é sinal de câncer?
Não.

6. Qual o período do mês é mais indicado para realizar o autoexame?
Deve ser feito uma vez ao mês, após o ciclo menstrual. Para aquelas mulheres que não menstruam mais, deve ser escolhida uma data, que seja lembrada, como o dia do aniversário.

7. Qual a importância dos exames periódicos?
Detecção precoce, ou seja, tumores em estadiamento clínico inicial com índices de cura de 95%.

8. Quais os sintomas do câncer de mama?
Nódulo endurecido e irregular na mama ou na axila, descarga paliar cristalina ou sanguinolenta.

9. Qual a relação entre obesidade e câncer de mama?
Uma alimentação mais saudável e qualidade de vida podem ajudar na prevenção? O aumento do índice de massa corpórea principalmente na pós-menopausa está associado ao aumento de risco para desenvolver câncer de mama. Deve ser estimulada alimentação sem gorduras, atividade física e evitar a ingestão de álcool.

Fonte:  ww.hospitalalianca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário