Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER!!!

Por que ocorre a falta de apetite durante a quimioterapia?


A falta de apetite e perda de peso em pacientes oncológicos muitas vezes é gerada pelo aumento na produção de citocinas pelo tumor, que avisam ao cérebro que há necessidade de comer menos.  Para combater o tumor, o organismo também aumenta a produção de citocinas, diminuindo ainda mais o apetite.
O segredo é variar bastante o cardápio, com opções que mais  agradem o paciente, para que a alimentação não fique enjoativa e que acima de tudo se tenha o prazer em comer.
A alimentação precisa ser mais reforçada e o uso de suplementos (desde que recomendados por um médico ou nutricionista) pode fazer a diferença, quando for observada déficits na  ingestão alimentar, não atingindo as necessidades nutricionais diárias.
Comer pouco várias vezes ao dia é muito importante (2-2 horas e até de 3-3horas).
Fracionar as refeições (6-8x/dia) e comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda tanto a diminuir as náuseas quanto melhorar o apetite. Alimentos muito quentes devem evitados, já que eles aumentam a sensação de náusea.

Câncer de intestino – fique alerta aos sintomas!


O câncer de intestino, também chamado de câncer do cólon e  do reto é um tumor maligno muito frequente. Apesar da alta incidência é um tipo de câncer que tem altas taxas de cura se diagnosticado e tratado nos estágios iniciais.
Além disso, é um dos poucos tipos de câncer que pode ser efetivamente prevenido, através do tratamento de lesões precursoras, os pólipos intestinais. O tratamento dos pólipos é feito com o exame de colonoscopia e a indicação do exame depende da avaliação de um médico especialista.  Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de intestino são:
• Alimentação rica em gorduras e carne vermelha  e pobre em frutas, verduras e cereais;
•  Tabagismo;
•  Consumo excessivo ou frequente  de bebida alcoólica;
•  História de pólipos intestinais e de doenças inflamatórias do intestino.
Alguns sintomas podem estar diretamente relacionados à presença de um tumor no intestino, por isso as pessoas devem ficar alerta aos  sintomas abaixo, principalmente se mais de um deles estiver presente:
•  Mudanças súbitas no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre);
•  Desconforto ao evacuar e sensação de evacuação incompleta ;
•  Presença de sangue nas fezes;
•  Distenção do abdome e náuseas;
•  Dor no abdome  e cólicas;
•  Perda de peso sem estar fazendo dieta;
•  Fraqueza e anemia.
É muito importante que as pessoas procurem o médico na presença desses sintomas. Infelizmente a presença dos sintomas pode significar que a doença já está avançada pois o câncer de intestino costuma não dar sintomas nas fases iniciais. Por esse motivo as pessoas que tem histórico familiar de câncer, ou seja casos de câncer na família, principalmente câncer de intestino, devem procurar um especialista para realizar investigação com exames, visando prevenção e detecção precoce da doença. Para pessoas acima de 50 anos, recomenda-se a realização anual do exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. Se o exame for positivo, pode ser sugerido pelo especialista o exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia que visam identificar a causa do sangramento. Quem tem parentes de primeiro grau com história de pólipos intestinais também deve procurar um especialista para saber se e quando deve a colonoscopia é indicada.
O câncer de intestino nas fases iniciais é tratado com cirurgia. Nos casos mais avançados a quimioterapia e a radioterapia também são indicadas. As taxas de cura dependem do estágio da doença. Quanto mais cedo o câncer é diagnosticado e tratado maior é a chance de cura, daí a importância em procurar um médico especialista quando houver suspeita.

Fonte: centrodeoncologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário