Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2014

SOBRE CÂNCER INFANTIL

Tipos de câncer em crianças

Os tipos de câncer que ocorrem mais frequentemente em crianças são diferentes daqueles observados em adultos.Os cânceres mais comuns das crianças são leucemia, Cerebrais e outros tumores do sistema nervoso, neuroblastoma, tumor de Wilms, linfoma, rabdomiossarcoma, retinoblastoma e câncer ósseo (incluindo osteossarcoma e sarcoma de Ewing).
O mais comum ainda é o câncer do tipo leucemia. Outros tipos de câncer são raros em crianças, mas acontecem às vezes. Em casos muito raros, as crianças podem até desenvolver cânceres que são muito mais comum em adultos como de mama, por exemplo.


O que é leucemia?
Leucemia é um dos tipos de câncer da medula óssea e do sangue, e um dos cânceres infantis mais comuns. Ele responde por cerca de 34% de todos os cânceres em crianças. Os tipos mais comuns em crianças são a leucemia linfóide aguda (LLA) e leucemia mielóide aguda (LMA). A leucemia pode causar dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, sangramento, febre, perda de peso e outros sintomas.

O que é neuroblastoma?

O neuroblastoma é uma forma de câncer que se inicia em formas primitivas de células nervosas encontradas em um embrião em desenvolvimento ou feto. É responsável por cerca de 7% dos cânceres infantis. Este tipo de câncer ocorre em  crianças lactentes  ejovens. Raramente é encontrado em crianças com mais de 10 anos. Este tumor pode começar em qualquer lugar, mas é geralmente na barriga (abdômen) que e é notado como inchaço. Ela também pode causar dor óssea e febre.

O que é Tumor de Wilms?

O tumor de Wilms é um câncer que começa em um, ou raramente, ambos os rins. É mais freqüentemente encontrado em crianças de 3 a 4 anos de idade, e é incomum em crianças com mais de 6 anos de idade. Ele pode mostrar-se como um inchaço ou caroço na barriga (abdômen). Às vezes, a criança pode ter outros sintomas, como febre, dor, náuseas ou falta de apetite. Ele corresponde a cerca de 5% dos cânceres infantis.

Câncer em Crianças

O câncer começa nas células, que são os blocos de construção de seu corpo. Normalmente, as células novas se formam como você precisa que elas se formam, substituindo as células velhas que morrem. Às vezes, esse processo dá errado. Novas células se formam quando você não precisa delas, e as células velhas não morrem quando deveriam. As células extra podem formar um tumor. Os tumores benignos não são câncer, enquanto os malignos são. Células de tumores malignos podem invadir tecidos vizinhos ou romper e se espalhar para outras partes do corpo.
Crianças podem ter câncer
As crianças podem ter câncer nas mesmas partes do corpo que os adultos, mas há diferenças. O câncer infantil pode surgir de repente, sem sintomas iniciais, e com uma alta taxa de cura. As o tipo de câncer mais comum em crianças é a leucemiaOutros tipos de câncer que afetam as crianças incluem os tumores cerebraislinfoma e o sarcoma de tecido mole. Estes são os mais comuns, mas mais raramente podem surgir outros tipos de câncer no corpo e causar problemas ao organismo infantil.
Sintomas de um câncer infantil 
Os sintomas e tratamento dependem do tipo de câncer e o quão avançado ele está no corpo. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. As crianças podem apresentar leves dores de cabeça, baixa resistência física, uma falta de vontade de brincar e dificuldades de fazer atividades básicas.
Mas como dissemos antes, o câncer em crianças pode não ter sintomas e por isso um acompanhamento constante com um pediatra é a melhor pedida. O profissional deve acompanhar o tratamento semanalmente para que os melhores resultados sejam obtidos sempre e, se diagnosticado na fase inicial, o sucesso no tratamento pode ser muito maior que em adultos. Crianças tendem a se recuperar bem melhor do câncer que as crianças, pois seu organismo está mais forte.
Fonte: http://www.sobrecancer.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário