Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O Câncer você não pode mudar, mas pode mudar o seu modo de vida




Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de mama, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.

Faça Escolhas Saudáveis

O diagnóstico de câncer de mama faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitos começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam maneirar no álcool ou param de fumar. Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde.

·         Alimente-se Bem
Comer bem pode ser difícil para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais difícil durante e após o tratamento do câncer de mama. Tente não se preocupar com a mudança no paladar ou o possível ganho de peso devido ao tratamento.

Se o tratamento está causando variações no peso ou tem dificuldade para comer nesse período, faça o melhor que puder. Coma o que lhe agrada, o que conseguir e quando conseguir. Você pode determinar que nessa fase o melhor é fazer pequenas refeições a cada 2 a 3 horas até se sentir melhor. Este não é o momento para restringir sua dieta. Tenha em mente que estes problemas geralmente melhoram com o tempo. Você poderá ser encaminhado a um nutricionista que pode sugerir algumas opções sobre como combater alguns dos efeitos colaterais do tratamento.

Alguns pacientes podem precisar de suplementos nutricionais para garantir que estão recebendo a nutrição necessária. Outros precisam usar uma sonda de alimentação para ajudar a impedir a perda de peso e melhorar a nutrição.

Uma das melhores coisas a se fazer agora é reorganizar seus hábitos alimentares. Opte por alimentos mais saudáveis e tente manter um peso adequado. Você se surpreenderá com os benefícios que isso irá lhe trazer.


·         Exercícios, Cansaço e Repouso
A sensação de estar sempre cansado pode ser comum após o tratamento. Porém é um tipo de cansaço diferente, que não melhora após um período de descanso. É uma espécie de fadiga e uma das maneiras de reduzir essa sensação é justamente buscar se exercitar, mesmo sendo difícil. Comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios conforme vá se sentindo com mais disposição. Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios, pode também consultar com um fisioterapeuta especializado que poderá lhe orientar de maneira adequada.

Benefícios da atividade física:

·         Melhora o condicionamento cardiovascular.
·         Aliado a uma boa dieta, ajuda na perda de peso.
·         Melhora a musculatura.
·         Reduz a fadiga.
·         Pode diminuir a ansiedade e depressão.
·         Pode fazer com que você se sinta mais feliz e melhor consigo mesmo.
·         Reduz as chances de um novo câncer.

E a longo prazo, sabe-se que a prática regular de atividades físicas ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, além de ter outros benefícios para a saúde.
 
Fonte: Onconguia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário