Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A Boa Higiene Bucal Previne Muitos Problemas

Confira dicas importantes para manter seu sorriso saldável


Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, a gengivite, a periodontite e a perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados – como a limpeza correta e regular dos dentes – podemos prevenir a maioria desses problemas.

Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes.

Quando não retiramos regularmente os carboidratos da comida e da bebida que ingerimos, eles permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais freqüência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza freqüente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação de cáries.

A boa limpeza dos dentes também evita que a cárie causada por bactérias progrida e se transforme em gengivite ou doença gengival.

A Rotina Recomendada de Higiene Bucal

Mantenha os dentes limpos e sem cáries seguindo uma rotina regular de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Fora isso, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza profissional e uma avaliação geral e assim detectar os problemas antes de eles se agravarem. Pode ser que o dentista recomende algum tipo especial de escova, fio dental ou antisséptico bucal para melhorar os resultados de sua rotina de higiene bucal diária.


A escolha da escova certa.

Que tipo de escova devo usar?
Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:
A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.

 Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa, porque limpa melhor os dentes.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
 

Uso do Fio Dental

A higienização dentária somente se completa com o uso de fio dental, pois não é possível apenas através da escovação dentária, a remoção da placa bacteriana ou de resíduos alimentares das superfícies que se encontram entre os elementos dentários (superfícies interproximais).

Siga as seguintes orientações para que a utilização do fio dental seja mais eficiente:
• Proceda ao uso de fio dental pelo menos 1 vez ao dia, de preferência antes da última escovação do dia.
• Corte um pedaço de aproximadamente 40 cm de fio dental e segure com os dedos indicadores e polegares.
• Introduza o fio no espaço interproximal (entre os dentes) de maneira delicada. Quando o fio passar pelo contato entre os dentes, aproxime o fio da gengiva e faça um movimento de vai e vem contra a superfície dentária, nunca contra a gengiva. Repita esse procedimento no dente vizinho.
• Repita o procedimento acima em todos os dentes.
• Na maioria dos pacientes o uso de fio dental é suficiente. Em alguns casos é necessário o uso de outros dispositivos tais como escovas interproximais ou passadores de fio dental para que a higienização seja realizada.

Fonte: oralsin

Nenhum comentário:

Postar um comentário