Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

[Notícia] Presidente-executivo da Nintendo morre aos 55 anos

Saturo Iwata faleceu devido a um câncer no ducto biliar. a morte foi confirmada através de um comunicado da empresa neste domingo
 


O presidente-executivo, Satoru Iwata, da empresa de Games Nintento morreu neste sábado, 11, após complicações de um câncer no ducto biliar. Aos 55 anos de idade, Iwata teve sua morte anunciada neste domingo, 12, pelos representantes da organização.

Segundo a empresa, a doença já o deixava debilitado a bastante tempo. Ano passado, o executivo foi obrigado a deixar a maior feira de games do mundo, a E3, devido à frágil saúde. Conforme o site "Kotaku", Iwata foi submetido à algumas cirurgias para a retirada do tumor.

Em nota, a empresa lamentou o falecimento do presidente-executivo: "A Nintendo lamenta profundamente ter de anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de julho de 2015 devido a um tumor no ducto biliar".

Primeiros Anos
Satoru Iwata nasceu em Sappro, Japão. Ele expressou interesse em criar videojogos logo cedo, e começou a produzir jogos eletrônicos em sua casa durante seus anos do ensino médio. Os simples jogos numéricos produzidos por Iwata utilizavam uma calculadora eletrônica que compartilhava com seus amigos da escola. Depois do ensino médio, Iwata entrou no Instituto Tecnológico de Tóquio, formando-se em Ciências da Computação. Nessa época, ele trabalhou como programador freelancer para a HAL Laboratory, uma subsidiária da Nintendo.

Carreira
Após terminar o colégio, Iwata entrou na HAL Laboratory em tempo integral. Em 1983, ele veio a ser o coordenador de produção de software da empresa. Alguns dos jogos que ele ajudou a criar na época foram Balloon Fight, EarthBound, e os jogos da série Kirby. Posteriormente, Iwata foi promovido presidente da HAL em 1993. Ainda assim, Iwata e a HAL ocasionalmente ajudavam na criação de jogos para a Nintendo.

Em 2000, Iwata assumiu a liderança da divisão de planejamento coorporativo da Nintendo. Quando Hiroshi Yamauchi, presidente da empresa desde 1949, deixou o cargo em 31 de maio de 2002, Iwata assumiu como o quarto presidente da Nintendo e o primeiro sem relação à família Yamauchi por sangue ou cônjuge. Ele continuou a ajudar a HAL como consultor. É dito que Iwata ainda trabalhava como artista naquela empresa, auxiliando na criação de arte conceitual de personagens Kirby para uso em jogos da série. Seus projetos mais recentes eram o Wii U e o Nintendo 3DS. Ele fazia comentários sobre o Wii em sua seção no site da Nintendo, "Iwata Asks". Iwata também trabalhou nas séries de jogos The Legend of Zelda, Mario, e Animal Crossing. Ele também fazia uma aparição especial em WarioWare: Smooth Moves, onde é referido como "Shop Manager Iwata" ("Gerente da Loja Iwata").

Fonte: O Povo e Wikipédia.
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário