Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Os benefícios do consumo de líquido


 

Como é do conhecimento geral, está provado cientificamente que diariamente, cada adulto deveria ingerir entre 1,5 a 2 litros de líquidos. E se durante a juventude, talvez alguns não se preocupem muito com isso, a verdade é que, com o passar dos anos, à medida que a idade vai avançando, a ingestão desta quantidade de líquidos torna-se cada vez mais importante devido a uma maior vulnerabilidade por parte da pessoa e também por ser maior a probabilidade de se virem a desenvolver algumas manifestações de desidratação das células.
Nas pessoas idosas, esta desidratação é comum devido à maior utilização de medicamentos, tais como os diuréticos e os anti-hipertensivos que fazem com que o volume urinário diário aumente. Além disso, o próprio processo de envelhecimento faz com que aumente o ressecamento das mucosas, tal como acontece com a mucosa oral, sendo este conhecido como o ressecamento da boca. Isso acontece porque as glândulas orais deixam de segregar a quantidade correta de saliva. No entanto, esse processo poderá ser revertido através de uma ingestão adequada de líquidos. Por outro lado, quando não se ingere a quantidade necessária de líquidos por um período prolongado de tempo, o organismo da pessoa fica mais vulnerável, sendo possível que ocorra a sua desidratação, além de ser possível que a pessoa passe a sofrer de alterações renais que poderão passar pelo problema conhecido como “pedra nos rins”.
Quando o nosso corpo não tem a quantidade suficiente de água, os nossos rins (responsáveis pela filtragem do sangue e pela produção da urina) passam a funcionar sob um maior esforço, acabando por reter algumas substâncias tóxicas tais como o ácido úrico e a ureia, entre outras.
Mas, apesar da necessidade de se ingerir entre 1,5 a 2 litros, convém que essa ingestão seja feita principalmente na parte da manhã e da tarde, já que durante a noite, a manutenção de líquidos na bexiga pode causar um grande desconforto e, principalmente no caso dos idosos, a necessidade de se dirigirem ao WC faz com que, devido à falta de iluminação, possam ocorrer quedas lesivas da saúde física dos mesmos.
Quando falamos aqui sobre ingestão de líquidos, algumas pessoas pensam que falamos apenas de água, mas isso não é verdade. Os chás, sumos de fruta e outros líquidos também são eficazes. No entanto, é necessário o cuidado de se adicionar o mínimo possível de açúcar e, obviamente, 1,5 a 2 litros de bebidas alcoólicas também não serão apropriados.
 
Fonte: emforma.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário