Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doenças

Superalimentos são ricos em antioxidantes e vitaminas C e E
 

 
Melancia, cereja, framboesa, morango, amora entre outras frutas com a tonalidade avermelhada ou até mesmo roxa estão no grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. De acordo com a nutricionista Fatima Corradini Domingues, de um modo geral todas as frutas são benéficas à saúde por serem fontes de nutrientes, vitaminas e fibras. Entre as vermelhas ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba.

 
Parece uma maravilha, e é! Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais, esses
benefícios são refletidos no corpo graças a algumas propriedades presentes nessas frutinhas. “Elas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo”, explica a especialista.

Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e o pouco conhecido mirtilo. Também entra nessa classificação a novidade no mercado brasileiro goji berry, sensação do momento e da qual já falamos aqui.

A quantidade diária de consumo das frutas vermelhas, segundo a nutricionista, deve ser de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura, para evitar o desperdício de algumas propriedades. Uma boa dica é comê-las para substituir doces, que geralmente são excessivamente açucarados, enquanto elas são adocicadas e muito mais saudáveis.
 

Bebida de frutas vermelhas

Bebidas com frutas vermelhas e chás possuem a função de acelerar o metabolismo e ajudam a queimar calorias, pois aumentam o gasto energético de células que acumulam gorduras. Confira uma receita de um suco detox, que além de todos os benefícios para emagrecer, ainda ajuda a desinchar e combater a retenção de líquidos.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá vermelho
  • 5 framboesas
  • 5 morangos
  • 1 ameixa vermelha

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

 
 
 
 
Fontes: bolsasaudedemulher
               clicrbs.com
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário